O que a imagem diz que a palavra não mostra?

Já parou e pensou no que disse Jean Claude Carrière quando se colocou a respeito dos novos tempos?

A autoilusão

Mensagens híbridas

O autor e roteirista francês disse que vivemos numa cultura de palavras e imagens.

Até aí tudo bem, nada de novo, vemos isso em todos os campos da realidade e atuação humana, mas o que ele quis dizer é algo mais sutil: que apreendemos a realidade de um modo em que palavras e imagens vêm juntas, como se fossem os componentes essenciais que nos ajudam a compor a visão das coisas.

E o que isso representa?

Uma resposta seria que o produto audiovisual tem mais valia sobre outras formas de comunicação, de modo que é preciso pensar visualmente a fim de tentar aproximar o mais possível ao intento, o que na verdade se busca transmitir.

A tecnologia trouxe novos formatos e dispositivos. E a integração de formatos e formas é tão abrangente que o nome convergência traz a ideia de uma mídia multifacetada que exige do artista ,ou de quem assume essa figura de criar, que ative sua imaginação para buscar o equilíbrio entre palavras e imagens. para transmitir o desejado.

Aqui talvez fosse interessante lembrar que o próprio movimento surrealista (ver abaixo) também contribuiu para que as “imagens do inconsciente” pudessem fazer parte da realidade artística como o foi para Salvador Dali, André Breton, Frida Kahlo, entre outros expoentes da arte surrealista.

Se você é autor ou está escrevendo um livro, tese, roteiro, ou qualquer forma de comunicação escrita, vale pensar em como tornar imagético o seu trabalho. Pode ser que o trabalho escrito seja somente para ser lido, mas, isso não deforma a ideia da imagem junto com o texto. No geral, a escrita se presta à imagem e vice-versa.

Signos da modernidade

Há aquele ditado famoso que diz que “vale mais uma imagem do que mil palavras”, e isto pode ser até discutível em termos de funcionalidade, objetivos, ou mais alguma coisa, mas o que é indiscutível é a força da imagem ditando a mensagem, o que ela propriamente cunha em termos de efeito e muitas vezes foco .

Palavras e imagens se misturam e formam um tecido que enaltece a comunicação em diferentes veículos, sobretudo na internet. 

Se pensa em convergir usando diversas ferramentas WEB, o Selo Digital LetrasCriativas pode lhe auxiliar em muitas tarefas. Da publicação digital em formato eBook até o lançamento de um vídeo animado que mostre tópicos do livro, ou mesmo uma ad-page para divulgar seu livro digital na internet, tudo é feito para conjugar melhor isso que Carrière chamou de uma época em que imagens e palavras se formam e dão o tom de tudo aquilo que pretendemos dizer para o mercado. 

 

Que tal conhecer os tipos de caráter do Eneagrama sob um prisma cinematográfico? Envie seu email e baixe o ebook grátis!


Na página de confirmação você verá o link para baixar o ebook.